| hmin
As direções nacional e estadual do PTB devem definir na próxima segunda-feira o apoio à candidatura de José Fortunati (PDT) ao Piratini. A exigência imposta pela cúpula nacional do PTB foi a única forma de evitar uma intervenção no diretório gaúcho, que ocorreria na próxima semana.
Nesta quarta-feira, 8 de maio, o líder do PTB na Câmara, deputado Roberto Jefferson (RJ), afirmou que o PTB gaúcho teria empenhado a palavra de que apoiará Fortunati. A promessa foi feita na noite de terça-feira pelo deputado federal Edir Oliveira durante um jantar que reuniu a cúpula e um grupo de deputados do PTB em Brasília.
O presidente nacional do PTB, deputado José Carlos Martinez (PR), e Jefferson pretendem se reunir segunda-feira com o deputado estadual Sérgio Zambiasi e integrantes do diretório estadual, em Porto Alegre.
– Eu até entendo que o PTB gaúcho está contrariado. O partido tem excelentes relações com o Britto (o ex-governador Antônio Britto, candidato do PPS), mas o projeto de unificar o trabalhismo passa também pelo Rio Grande do Sul – afirmou Jefferson, referindo-se à proposta que pretende unir PDT e PTB numa mesma sigla.
Edir confirmou que a sigla no Estado seguirá a orientação nacional, mas que pretende apenas lançar o nome de Zambiasi ao Senado, sem indicar nomes para vice na chapa de Fortunati.
Outros integrantes do PTB gaúcho têm dito que as bases irão apoiar informalmente Britto.
A decisão da executiva nacional do PTB de forçar o apoio a Fortunati foi criticada pelo senador José Fogaça (PPS):
– Isso vai provocar uma reação negativa, já que a cúpula não poderá aferrolhar as consciências dos petebistas gaúchos – disse Fogaça, referindo-se ao fato de a maioria do PTB gaúcho preferir Britto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.