| 30/03/2006 14h07min
Aumentam as ameaças de hackers aos usuários que optam pela declaração online do Imposto de Renda (IR), alerta a empresa de rastreamento e segurança Websense.
Segundo a empresa, que analisa riscos em mais de 75 milhões de sites por dia, desde dezembro de 2005 tem aumentado principalmente o índice de falsos e-mails e de sites que se fazem passar por páginas da Receita Federal para captar dados dos internautas e contribuintes.
A Websense alertou ainda para o crescimento na oferta de falsos sites e e-mails às vésperas do prazo final para a entrega das declarações.
Relatórios do Internal Revenue Service (IRS), organização que capta, com a Websense, dados sobre o Brasil, apontam que a maior ameaça está nos falsos e-mails que, usando indevidamente o nome da Receita Federal, pedem aos usuários para completar dados não preenchidos em declarações anteriores e direcionam os internautas para um falso site - onde um arquivo é executado e instalado no computador do usuário para a captação dos dados.
A técnica adotada por hackers para roubar dados sigilosos, em geral associados a informações bancárias, é conhecida como phishing.
De acordo com as empresas, a melhor forma de evitar surpresas no preenchimento da declaração pela internet é não clicar em qualquer endereço listado em e-mails suspeitos e, na dúvida, procurar informações diretamente junto à Receita Federal.
– Os ladrões cibernéticos esperam pacientemente eventos atuais, como a época de declaração de imposto de renda, oportunidade para manipular a Internet em busca de recompensas financeiras – disse Dan Hubbard, diretor da Websense.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.