| 11/04/2006 13h44min
O início da Divisão Especial do Campeonato Catarinense, marcado para o dia 19, deve ser antecipado para este final de semana em função da participação do Criciúma na Copa do Brasil. O jogo de estréia do Tigre, contra o Cidade Azul, será remarcado, porque o time do Sul do Estado encara o Vasco pela competição nacional na mesma data prevista para a abertura do Estadual.
O jogo com o time de Tubarão pode ocorrer no sábado ou no domingo de Páscoa.
A princípio, a competição termina no dia 18 de junho, mas tudo vai depender da Copa do Brasil. A presença do Tigre na competição nacional também vai influenciar nas datas de realização do duelo que vai definir a segunda vaga catarinense na Copa do Brasil de 2007 – a primeira já é do campeão estadual, o Figueirense.
O campeão da Divisão Especial enfrenta o Avaí (time que não participa da competição por estar disputando a Série B do Brasileiro) em um duelo que deve ocorrer em duas de seis datas reservadas entre 21 de junho e 8 de julho – durante a Copa do Mundo, mas não coincidem com jogos da Seleção Brasileira. Se a Divisão Especial não for alongada em função da participação do Tigre na Copa do Brasil, o mata-mata será disputado nos dias 21 e 25 de junho.
Os 10 primeiros colocados garantem participação na Divisão Principal de 2007, ao lado de Figueirense e Avaí, já classificados. E os dois últimos caem para a Divisão de Acesso.
A Divisão Especial dará ainda aos participantes a chance de disputar a Copa Santa Catarina, no segundo semestre. A competição é facultativa e dará direito ao campeão de enfrentar Joinville, Criciúma e Marcílio Dias em um quadrangular que vai definir a segunda vaga de Santa Catarina na Série C de 2007 – a primeira é, obrigatoriamente, por determinação da CBF, do melhor colocado na Divisão Principal de 2007, que tem as despesas subsidiadas pela entidade.
Além de Tigre, JEC e Marinheiro, que já entram no quadrangular, os rebaixados à Divisão de Acesso não têm, a princípio, direito de disputar a Copa Santa Catarina, cuja fórmula de disputa será definida em Conselho Técnico no dia 29 de maio.
Participam da Divisão Especial do Catarinense: Criciúma, Joinville, Marcílio Dias, Atlético, Guarani, Brusque, Metropolitano, Juventus, Chapecoense, Lages, Próspera (campeão da antiga Série B-1) e Cidade Azul (3º lugar da B-1, herdou a vaga do Figueirense B, que desistiu da competição).
A fórmula de disputa prevê que as 12 equipes se enfrentem em turno único com os quatro primeiros colocados se classificando para as semifinais. Os clubes com as duas melhores campanhas definem o mata-mata em casa e têm a vantagem de jogar por um empate em uma eventual prorrogação, caso haja igualdade em número de pontos – não existe saldo de gols.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.