| hmin
O papa João Paulo II poderá renunciar caso suas condições de saúde se agravarem. A possibilidade foi admitida nesta quinta-feira, dia 16, pelo Cardeal hondurenho Oscar Rodriguez numa entrevista concedida no Vaticano. O pontífice completa 82 anos no sábado, dia 18.
Nessa quarta, dia 15, o papa rejeitou os rumores sobre uma eventual renúncia, afirmando desejar continuar com sua missão. O estado de saúde de João Paulo II, que poderia fazer com ele renunciasse, piora constantemente desde o início dos anos 90, quando sintomas do Mal de Parkinson apareceram pela primeira vez.
Em março, uma crise de artrite o obrigou a cancelar alguns compromissos de Páscoa. Apesar das dificuldades para caminhar, muitas de suas atividades foram retomadas. Na audiência desta quinta, ele precisou de ajuda para chegar até sua cadeira. Os últimos pontífices a renunciar voluntariamente foram Celestino V, que deixou o cargo em 1294, e Gregório XII, que abdicou em 1415 para acabar com uma disputa pela liderança da Santa Sé.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.