| 13/04/2006 10h54min
O Brasil assinou hoje um memorando entre o país e o Japão sobre a possibilidade de adoção do modelo de TV digital japonês. De acordo com o programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, as duas nações se comprometem a trabalhar juntos pela adoção do sistema de transmissão de TV digital no Brasil, que está sendo chamado de nipo-brasileiro.
Contudo, a falta de um compromisso formal com o Brasil frustrou o governo do país asiático. Segundo a imprensa do Japão, fontes do governo de Tóquio avaliaram dessa forma a firma de um memorando no qual o Brasil expressou o "forte desejo" de adotar o formato de TV digital japonês, mas não fez qualquer compromisso final sobre a questão.
O acordo foi assinado pelo chanceler Celso Amorim e seu colega japonês, Taro Aso. Amorim, ministro das Relações Exteriores, disse que o anúncio formal do modelo de TV digital no Brasil será feito no momento adequado.
O sistema adotaria a modulação japonesa, incorporando avanços tecnológicos brasileiros. O Brasil investiu cerca de US$ 30 milhões neste projeto de TV digital, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve comunicar em breve a decisão sobre o formato escolhido. O padrão americano (ATSC) ressalta a imagem de alta definição, enquanto o europeu (DVB) é melhor em programação.
O sistema japonês (ISDB) acrescenta à capacidade de alta definição a possibilidade de recepção por telefone celular. No formato japonês, a transmissão terrestre digital para terminais portáteis (celulares e equipamento de navegação para automóveis) pode ser aplicado sem necessidade de adaptadores para as TVs.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.