| 15/04/2006 16h14min
O analista de sistemas Carlos Ricardo Machado, 26 anos, não usa um computador com Windows desde 2000. Adepto do software livre, ele acredita que o Linux e as ferramentas desenvolvidas com código livre e aberto são tão eficientes quanto os softwares proprietários.
– Acho mais justo e melhor pra mim como profissional, além de ter menos custo e mais disponibilidade de programas.
Machado destaca que hoje já existem aplicativos em software livre para executar todo tipo de tarefa, e diz nunca ter tido dificuldades para realizar atividades no Linux.
– Você consegue ver qualquer página na internet normalmente e fazer qualquer atividade.
Sobre a dificuldade de migração do Windows para Linux, Carlos explica que na verdade as limitações são mais humanas do que técnicas.
– É difícil se adaptar a qualquer coisa diferente. Se você pegar uma pessoa que usa KDE e der a ela um computador com Windows, ela vai ter a mesma dificuldade em se adaptar. Software é uma coisa difícil.
Trabalhando com desenvolvimento de software, Machado afirma que as possibilidades de remuneração existentes com o software proprietário são as mesmas proporcionadas pelo software livre.
– Você vende o seu trabalho, e não o programa. Cerca de 80% da movimentação de dinheiro com software é em serviços e desenvolvimento de solução, e não em venda de licenças – diz.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.