| hmin
O presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga, afirmou nesta sexta-feira, 17 de maio, que não há outra forma de controlar os preços além do atual sistema de metas de inflação. Para Fraga, qualquer mudança seria um passo para trás em relação à credibilidade, transparência e compromisso de um governo.
O presidente do BC disse que o atual sistema deve ser acompanhado pela continuidade da política fiscal sustentável e do regime de câmbio flutuante. Fraga argumentou também que não acha adequado adotar um núcleo da inflação como referência para o sistema de metas no lugar do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de junho. A proposta, apresentada pelo ex-diretor do BC Sérgio Werlang, foi considerada por ele como um tema interessante mas que ainda não está maduro.
Embora não reprove o uso do núcleo de inflação, ele defendeu a importância de adoção de alguma flexibilidade no sistema de metas de inflação num ambiente de "altíssima volatilidade e incertezas", sem que seja abandonada a noção de compromisso. Segundo Fraga, essa flexibilidade é necessária para a administração da política monetária e financeira do país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.