| 18/04/2006 15h21min
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse hoje que durante esta semana ele deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar um relatório sobre o que foi acordado com os japoneses em torno do padrão de TV digital. Participarão da reunião os ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, que também estiveram no Japão na semana passada.
Hélio Costa contou que a viagem ao Japão teve o objetivo de "colocar no papel" os entendimentos que já estavam sendo feitos nas reuniões conduzidas pela própria Casa Civil.
– Precisávamos ter um documento mais específico, um comprometimento do governo japonês em torno da proposta, que tem de trazer imediatamente tecnologia de ponta na área de eletrônica para o Brasil. Temos um compromisso do governo japonês de apoiar todas iniciativas das empresas japonesas no Brasil ou que venham para o Brasil para trazer tecnologia de ponta.
Na avaliação de Hélio Costa, os ministros foram bem-sucedidos porque conseguiram um compromisso do governo japonês de apoiar as iniciativas das empresas japonesas no Brasil para fazer tecnologia. Costa destacou que não basta definir o padrão de TV digital que será implantado no país, mas também como sobreviver a partir do ano que vem em termos de avanços tecnológicos.
– A televisão que nós estamos fazendo aqui, de tubo, é uma televisão que eu acho que nem o Brasil quer comprar mais – afirmou.
Quanto à possibilidade de os ministros também fazerem uma viagem à União Européia semelhante à que realizaram ao Japão para conhecer melhor o padrão de TV digital DVB, usado naqueles países, Costa disse que a decisão é do presidente Lula. O ministro explicou ainda que eles só foram ao Japão porque tinham "um procedimento em andamento nos últimos quatro meses, conversações que foram sendo encaminhadas para uma posição muito consolidada".
Para Costa, se o governo decidir nas próximas semanas o padrão de TV digital, ainda haverá condição para ser feita a experiência de transmissões na região da Grande São Paulo durante a Copa do Mundo.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.