| 21/05/2002 12h08min
Um dos maiores mitos da história do Ironman, o alemão Lothar Leder desembarca em Florianópolis nesta terça-feira, dia 21, com o objetivo de bater o recorde mundial da prova de elite do triatlo, que tem 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. A tentativa vai ocorrer no Ironman Brasil 2002, que vai ser realizado no sábado, dia 25, na capital catarinense. O atleta de 31 anos quer superar a marca de 7h50min27, obtida pelo belga Luc Van Lierde, em 1997.
Lothar foi o primeiro a quebrar a barreira das oito horas de prova, completando o Ironman da Europa, em Roth, na Alemanha, em 1996, em 7h57min02. Na história do circuito, apenas oito homens conseguiram esta façanha. O alemão foi tricampeão em Roth, e já venceu na Flórida, África do Sul e Nova Zelândia. No Havaí, onde ocorre a principal prova da temporada, foi terceiro colocado em 1997 e 1998. É um dos principais favoritos no Brasil, ao lado do neozelandês Bryan Rhodes e do norte-americano Ken Glah.
No entanto, no ano passado, na primeira edição do Ironman Brasil em Santa Catarina, o argentino Eduardo Sturla (foto), de 28 anos, derrubou o favoritismo dos concorrentes e venceu, estabelecendo um tempo de 8h11min10, àquela altura a melhor marca da temporada e atual recorde da prova. Professor de Educação Física, Sturla volta a Florianópolis neste ano para tentar o bicampeonato.
Em seu segundo ano em Santa Catarina, o Ironman Brasil superou o número de inscritos, pulando de 530 para 654 participantes. Única seletiva da América do Sul para a final mundial do Ironman, em outubro, no Havaí, a prova do Brasil distribui 50 vagas aos melhores das categorias Profissional e Amador – dividida por faixa etária – mais a premiação de US$ 50 mil para os primeiros colocados entre os profissionais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.