| 21/04/2006 13h27min
A morte de Telê Santana, com uma infecção abdominal, já era esperada pelos boletins divulgados pelo médicos que acompanhavam a agonia do mestre em Belo Horizonte, onde ele estava internado. Mas mesmo assim abalou a todos no mundo do futebol. Várias personalidades que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele ao longo da carreira lamentaram a perda do Mestre.
– É uma perda irreparável no futebol brasileiro. Ele ajudou muito na minha carreira, lapidou ela e foi ele quem praticamente me fez um jogador de Seleção Brasileira. Devido ao incentivo dele é que conseguir chegar a disputar a Copa do Mundo de noventa e quatro e me sagrar campeão mundial – afirmou o ex-zagueiro Ronaldão, campeão mundial em 1994.
Outro jogador que trabalhou com Telê Santana no São Paulo foi o zagueiro Válber, que sempre teve fama de indisciplinado. Justamente por causa disso ele lembra do carinho que o ex-treinador tinha para com ele.
– Lamentável. Ficamos muito chateados, pois a gente vinha pedindo a Deus que desse a ele o prazer de viver. Conversei com a esposa dele por telefone e passei todos os sentimentos que a gente estava vivendo nos últimos dias. Ele foi meu grande mestre, meu pai. Me puniu quando tive que ser punido e com isso me ensinou muitas coisas. Treinador como ele eu nunca tive – afirmou o zagueiro Válber, atualmente no América-RJ.
O ex-meia Jorginho, atualmente auxiliar de Oswaldo de Oliveira no Fluminense, também trabalhou com Telê Santana ao longo de sua carreira e se emocionou ao receber a notícia durante o treino do Tricolor.
– Telê Santana foi um dos melhores treinadores da história do futebol brasileiro e só tenho que me orgulhar de poder dizer que trabalhei com ele – disse Jorginho.Vários treinadores do futebol brasileiro se renderam ao Mestre.
– Telê Santana revolucionou o futebol brasileiro e isso me influenciou muito. Eu lamento profundamente a partida desse ícone do futebol brasileiro. Ele jogou em uma época romântica e participou da transformação do futebol brasileiro. Essa essência romântica que ele tinha dos tempos antigos, ele passou para a modernidade e atualizou. Sem dúvida, é uma grande perda para o futebol brasileiro – disse Oswaldo.
Outras personalidades, após receberem a notícia de que Telê Santana morreu, sequer conseguiram gravar entrevistas porque desabaram em lágrimas. Caso do ex-volante Toninho Cerezo, que recentemente deixou o cargo de técnico do Guarani. Vários clubes brasileiros, como São Paulo e Fluminense, decretaram luto de três dias pela morte do treinador.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.