| 01/05/2006 16h53min
Militares e funcionários da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) ocuparam hoje duas refinarias da Petrobras e cerca de 50 postos de gasolina particulares de empresários bolivianos.
A ocupação foi anunciada pelo vice-presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, durante um discurso por ocasião do Dia do Trabalho ocorrido na principal praça de La Paz. A tomada das refinarias e dos postos ocorreu depois que o governo anunciou a nacionalização dos hidrocarbonetos.
– Nestes minutos, na cidade de Cochabamba e em Santa Cruz, (onde há duas refinarias da Petrobras) estão sendo ocupadas e controladas pelas Forças Armadas e pela YPFB. Hoje as refinarias são de propriedade majoritária dos bolivianos – disse García Linera.
O presidente Evo Morales assinou hoje um decreto supremo que nacionaliza e dá ao Estado o controle absoluto de todas as jazidas de hidrocarbonetos. As empresas estrangeiras que operam na Bolívia deverão entregar toda sua produção à Yacimientos e regularizar em menos de 180 dias seus atuais contratos. As principais empresas petrolíferas que operam na Bolívia são a brasileira Petrobras, a espanhola Repsol YPF, as britânicas British Gas e British Petroleum e a francesa Total.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.