| 01/05/2006 22h55min
O Uruguai está se preparando para renunciar à sua condição de membro pleno do Mercosul e passar a ser um parceiro comercial do bloco, anunciou hoje o presidente do país, Tabaré Vázquez. Em uma entrevista ao Canal 10 de Montevidéu, Vázquez, que está em Washington em visita oficial, disse que o Mercosul "é mais um problema que uma solução para o Uruguai".
O presidente declarou que seu país invocará os artigos 20 e 21 do Tratado de Assunção – sobre a carta de renúncia ao acordo – para se tornar um simples associado. Para Vázquez, o modelo que o Uruguai seguirá é o do Chile, "um país moderno e aberto ao mundo".
Vázquez criticou o fato de as relações dentro do bloco, integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, serem permanentemente fontes de problemas. Ele citou como exemplo o fechamento das pontes que ligam Argentina e Uruguai por ambientalistas argentinos que protestam contra a construção de duas fábricas de papel na cidade uruguaia de Frei Bentos, às margens do Rio Uruguai.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.