| hmin
O presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou nesta quinta-feira, dia 30, envio o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, à região da Cachemira, na fronteira entre Índia e Paquistão, para tentar amenizar a tensão entre os dois países. O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, disse que Rumsfeld vai encontrar-se com líderes da Índia e do Paquistão durante a viagem.
Ao justificar a viagem de um de seus mais importantes assessores, o presidente dos EUA disse que pretende deixar claro que uma "guerra não servirá para os interesses" de indianos e paquistaneses. Bush afirmou ainda que o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, deve cumprir sua palavra de "deter os ataques terroristas na Índia e nos setores da Cachemira administrados pelo governo indiano". Representantes do governo americano já haviam alertado na véspera que "elementos irresponsáveis" poderiam arrastar os dois países para um conflito a despeito da decisão dos goevrnantes.
O governo russo também anunciou nesta quinta que vai se somar aos esforços diplomáticos internacionais para dissipar as tensões. O presidente Vladimir Putin se comprometeu a interceder junto aos dois países em uma cúpula de países asiáticos que acontecerá no Cazaquistão na próxima semana.
A região da Cachemira é disputada pela Índia e Paquistão - países detentores de armas nucleares - desde de 1947, quando se tornaram independente da Grã-Bretanha. A Índia (cuja população na sua maioria é hindu) controla dois terços do território; o Paquistão (que é muçulmano) e a China, o resto. A maioria da população da região é muçulmana. A tensão entre os dois países piorou em dezembro do ano passado, quando um ataque ao Parlamento da Índia foi atribuído a militantes favoráveis à independência da Cachemira baseados no Paquistão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.