| 11/05/2006 13h42min
O Mercosul e o governo cubano iniciaram negociações em Buenos Aires para fechar um acordo que amplie o fluxo comercial entre as duas partes, informou hoje a Chancelaria argentina.
A rodada de negociações que começou na terça tem como objetivo "alcançar um acordo para aumentar o intercâmbio comercial e consolidar os entendimentos bilaterais que cada um dos países do bloco sul-americano tem com Cuba", indicou o governo da Argentina, que este semestre exerce a Presidência do Mercosul.
Os diálogos são comandados pelo subsecretário de Integração Econômica da Argentina, Eduardo Sigal, e pelo diretor de Negociações Multilaterais do Ministério de Comércio Exterior de Cuba, Pedro Pablo San Jorge.
Segundo fontes ligadas à negociação, as duas partes procuram consolidar as distintas preferências tarifárias previstas nos quatro acordos de complementação econômica que Cuba assinou separadamente com cada um dos membros fundadores do Mercosul (Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai).
–
Essas negociações significam um salto qualitativo na relação comercial. Desde 2003 esperávamos começar a negociar, tal como tinha sido solicitado por Cuba. Finalmente, alcançamos o consenso interno necessário, e agora nos encaminhamos para obter um acordo benéfico para todos e que contemple as assimetrias existentes – disse Sigal na abertura da rodada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.