| 11/05/2006 17h05min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou hoje que a América Latina está vivendo um confronto ideológico muito duro. Chávez está em Viena, onde vai participar da IV cúpula entre União Européia (UE), América Latina e Caribe. Segundo o presidente venezuelano, esse conflito é devido às criticas contra a política de seu governo, que ele qualificou de solidariedade com os mais pobres.
Chávez também negou qualquer tipo de influência sobre a decisão do presidente da Bolívia, Evo Morales, de nacionalizar os hidrocarbonetos do país andino. Ele também negou que a empresa estatal Petróleos de Venezuela SA (PDVSA) tente deslocar a Petrobras da Bolívia. Segundo Chávez, trata-se de um idéia nascida no império.
– Essa idéia foi comprada pela oligarquia brasileira que conspira e quer me fazer brigar com Lula – disse, acrescentou que o presidente brasileiro é um grande companheiro dele, e que lhe confessou que está sofrendo pressões enormes para ser rigoroso com a Bolívia.
O presidente venezuelano foi recebido hoje no hotel onde ficará hospedado na capital austríaca por cerca de 200 pessoas, das quais se aproximou protegido por agentes de segurança, e diante da presença de dezenas de jornalistas e câmeras. A cúpula terá a participação de cerca de 60 líderes.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.