| 12/05/2006 10h02min
As bolsas de valores européias recuavam nesta sexta depois que temores sobre avanço da inflação abateram os mercados internacionais de ações. O dólar atingiu baixa recorde, derrubando as ações de exportadores como a montadora BMW.
Os mercados europeus abriram em queda em linha com os fortes recuos nas bolsas asiáticas e dos Estados Unidos, que foram abaladas pelo impacto do aumento dos preços do petróleo, para acima do patamar de US$ 72,60 o barril, e de outras commodities.
No entanto, as mineradoras contribuíam para a venda nas bolsas européias, afetadas por temores de que o setor está superaquecido. Os papéis da Anglo-American caíam 3,93%.
Às 8h55, o FTSEurofirst 300, índice que reúne as ações das principais empresas européias, exibia queda de 1,37%, a 1.372 pontos.
Em Londres, o FTSE caía 1,46%, a 5.953 pontos. Em Frankfurt, o índice GDAX recuava 1,36%, a 5.972 Unidades. O FCHI, de Paris, também tinha baixa de 1,46%, a 5.186 pontos.
As ações das montadoras alemãs BMW, Porsche , Volkswagen e DaimlerChrysler perdiam, com os investidores temendo que o dólar baixo possa reduzir as importações dos EUA.
– Há muitos riscos macroeconômicos que podem levar a um impacto forte sobre os mercados. A fraqueza do dólar ajuda a inflação e os receios sobre o crescimento econômico podem atingir exportadores europeus, em particular no setor de veículos – disse o estrategista do Morgan Stanley, Teun Draaisma.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.