| 16/05/2006 11h39min
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje que o Estado boliviano não indenizará o BBVA pela entrega das ações que o grupo bancário espanhol administra nas petrolíferas desse país.
– Não há nada que indenizar. Não estamos expropriando ninguém, só estamos recuperando o que corresponde ao povo da Bolívia – disse Morales à imprensa após um encontro com o ministro das Relações Exteriores belga, Karel de Gucht.
O governo boliviano anunciou ontem um novo decreto, complementar ao de nacionalização dos hidrocarbonetos, que dá três dias ao banco espanhol BBVA e à seguradora suíça Zurich para entregar "a título gratuito" as ações que administram, através de um fundo de pensões, nas empresas nacionalizadas.
O vice-presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, advertiu que se a exigência não for cumprida, as filiais bolivianas do BBVA e do Zurich sofrerão intervenção do Estado. Morales afirmou hoje em que os fundos são contribuições dos trabalhadores, que até então "eram administrados pela empresa privada e agora serão administrados pelo Estado".
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.