| hmin
Porto Alegre registrou em maio a maior inflação do país, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa foi de 0,5%. No país, o índice apresentou variação de 0,21% e ficou 0,59 ponto percentual abaixo do IPCA de abril (0,80%). Vários itens tiveram aumento acima da média nacional na capital gaúcha, entre eles energia elétrica (5,32%), vestuário (2,27%) e automóveis usados (3,63%).
O IPCA é calculado em relação às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos em nove regiões metropolitanas do país (Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Belém e Curitiba), e nas cidades de Brasília e Goiânia. Curitiba foi a capital que registrou a menor inflação no período, de -0,29%.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação com base nos gastos das famílias com rendimento monetário de um a oito salários mínimos, sendo o chefe assalariado, também apontou Porto Alegre como o lugar com maior aumento de preços em maio. A taxa, medida nos mesmos centros onde são feitas as consultas do IPCA, foi de 0,67% na Região Metropolitana, ante a média nacional de 0,09%.
Apesar disso, a inflação na Capital apresentou queda em maio em relação a abril. O IPCA do mês anterior foi de 0,88% ante 0,5% em maio. O INPC de 0,67% em maio também é inferior ao de 0,83% em abril.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.