| hmin
O chefe da diplomacia iraquiana, Naji Sabri, minimizou nesta segunda-feira, 17 de junho, o conteúdo de uma reportagem publicada no domingo pelo jornal The Washington Post, dizendo que o presidente americano George W. Bush teria orientado à CIA (agência de inteligência) a elaborar um plano secreto com o objetivo de derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein.
Segundo o Washington Post, o plano secreto solicitado por Bush à CIA no começo do ano compreende o recurso da força para derrubar o presidente iraquiano, inclusive matá-lo com unidades especiais americanas em caso de legítima defesa. O jornal disse ainda que milhões de dólares foram destinados a este programa.
Nesta segunda, embora sem confirmar se os EUA preparam efetivamente um ataque para derrubar Saddam, o secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld, disse que "o Iraque se torna cada vez mais ameaçador". Para o senador republicano John McCain, os EUA devem "preparar-se para fazer todo o necessário para provocar uma mudança de regime com o Iraque".
Para o The New York Times, a iniciativa do governo Bush é ainda mais ampla. Bush teria recomendado a seus principais assessores de segurança nacional que adotem ações preventivas contra países e grupos terroristas que estejam tentando desenvolver armas de destruição em massa, e o Iraque seria apenas um deles. A política, um significativo distanciamento das estratégias militares semelhantes a um jogo de xadrez que marcaram a Guerra Fria, forneceria uma estrutura formal a uma variedade de opções para impedir que nações obtenham armas de destruição em massa ou apóiem ações terroristas. O projeto, segundo o The New York Times, seria concluído em agosto.
Enquanto começam a detalhar esta política para além da intervenção armada, os EUA partiriam para uma série de ações, que podem variar da ameaça de intervenção militar direta dos Estados Unidos e de operações conjuntas com a Rússia e outros países, a incentivos econômicos. Além do Iraque, estão entre os alvos potenciais nações fracas que se tornaram, nas palavras de uma autoridade, "um prato cheio" para os grupos terroristas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.