| 22/06/2002 17h47min
Quatro partidos políticos reunidos em Porto Alegre oficializaram neste sábado, dia 22 de junho, suas coligações e homologaram candidaturas.
Um ato político reunindo integrantes do PTB e do PDT e comandado pelo presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, referendou a Frente Trabalhista gaúcha. No encontro, que lotou o Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, foram homologadas as candidaturas de José Fortunati (PDT) e Luiz Francisco Barbosa (PTB) ao governo do Estado. Concorrerão ao Senado o vereador da Capital João Bosco Vaz (PDT) e o deputado Sérgio Zambiasi (PTB), presidente da Assembléia Legislativa. Bosco, escolhido entre três postulantes à indicação, obteve 356 votos dos convencionais. O ex-vereador de Espumoso Gilson Brum teve 54 votos, e o professor Sérgio Borja, 43.
Para as eleições de outubro, o PTB terá 60 candidatos a deputado estadual e 30 a federal. O PDT terá 37 a deputado estadual e 23 para a Câmara dos Deputados. O PAN, que integra as coligações majoritária e proporcional, terá dois candidatos à Câmara dos Deputados e outros nove à Assembléia.
Pela manhã, o PL gaúcho desistiu de homologar a chapa majoritária por não ter candidato a vice-governador definido. Os liberais decidiram aguardar a convenção nacional, que se realiza neste domingo, em Brasília. O encontro deve formalizar a coligação com o PT de Luiz Inácio Lula da Silva, mas o diretório gaúcho manterá apoio informal a Anthony Garotinho (PSB). O vereador da Capital Valdir Caetano foi confirmado para concorrer ao Senado. O PL homologou também 50 candidatos a deputado estadual e 20 a deputado federal.
No final da tarde, o PSB estadual homologou a candidatura de Caleb de Oliveira ao governo do Estado. Ungido candidato por votação durante a convenção estadual do partido, realizada na Câmara de Vereadores, o secretário-geral da prefeitura de Caxias do Sul irá compor a chapa majoritária com o vereador de Pelotas Luiz Carlos Matozzo, candidato a vice, e o vereador de Passo Fundo Marcos Cittolin, indicado para o Senado. A chapa majoritária escolhida derrotou por ampla maioria a indicação do bageense Carlos Fico para o governo do Estado e de Ricardo Cougo para o Senado. A convenção, que também homologou os 33 candidatos do partido à Assembléia Legislativa e os 18 indicados à Câmara dos Deputados, debateu ainda propostas para o plano de governo da sigla.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.