clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/06/2006 21h59min

Anac diz ter plano para passageiros em caso de falência da Varig

Milton Zuanazzi afirmou que plano não será revelado para evitar pânico

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, garantiu hoje que o órgão tem um plano de contingenciamento para atender aos passageiros da Varig, mas que ele só será revelado se for decretada a falência da empresa. Segundo Zuanazzi, o segredo sobre o plano é para evitar que se crie um clima de pânico.
 
– Nós continuamos na expectativa de uma solução para a Varig. Seria uma irresponsabilidade o órgão concedente não ter um plano de contingenciamento – acrescentou.

A agência só recebeu três reclamações oficiais de passageiros sobre atrasos nos vôos da empresa, feitas por dois passageiros do Rio de Janeiro e um de São Paulo, de acordo com o presidente da Anac. O número se refere a chamadas feitas desde o dia 6 e Zuanazzi avisou que os passageiros que se sentirem prejudicados podem procurar os serviços de atendimento ao consumidor nos aeroportos.

A situação da Varig continua indefinida já que o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, adiou sua decisão sobre a petição apresentada pela NV Participações, representante dos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV). O adiamento responde aos questionamentos feitos pela Justiça sobre a origem dos recursos para efetivação da compra da Varig Operacional.

Milton Zuanazzi lembrou que em caso de falência, a Varig perde automaticamente a concessão para voar, como prevê o artigo 195 da nova Lei de Recuperação de Empresas. E disse ter "esperança de que ela não saia do mercado". Sobre o cancelamento de mais de 70 vôos desde o último sábado, o presidente da Anac afirmou que a Varig não tem falhado com a sua responsabilidade e está cumprindo a sua obrigação, inclusive com o endosso de passagens e hospedagem de passageiros.

Ele acrescentou que não houve resolução da agência sobre o fato de outras empresas receberem passageiros da Varig:

– Nossa preocupação central é com os usuários. Se as empresas estão solidariamente colaborando, ótimo. É sinal de que o sistema está funcionando – afirmou.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.