| 22/06/2006 12h39min
Depois de participar de uma cerimônia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicas, o vice-presidente José Alencar disse nesta quinta que não foi convidado por Lula para participar da chapa da reeleição. Apesar de dizer que não está incomodado com a indefinição, Alencar lembrou que em 2002 foi convidado por todos os partidos para ser vice de Lula.
– Provavelmente eu não tenha feito por merecer um novo convite. Naquele tempo eles gostavam de mim. Eu era senador. Sou cristão apostólico romano. Sei rezar a oração que está no Sermão da Montanha que é o Padre Nosso. Tem um trecho que fala assim: seja feita a vossa vontade, assim na Terra como céu. Isso significa que, em qualquer circunstância, seja feita a vontade de Deus. Provavelmente Deus esteja me protegendo – disse o vice, com ironia.
Alencar disse que vice não é a candidatura, e sim, um objeto de convite por parte do candidato a presidente, e de aceitação. Disse que ainda não recebeu convite e que não esperava já ter sido chamado. Indagado se aceitará, caso se convidado, respondeu de forma evasiva:
– Isso é conjectura.
A tendência de Lula é negociar até o último minuto o vice de sua chapa porque seu objetivo é tentar uma coligação formal com o PSB. O partido vem ameaçando ficar fora de uma aliança formal por considerar que assim teria mais chances de vencer a cláusula de barreira, que obriga que os partidos tenham pelo menos 5% dos votos nacionais. O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, vem se empenhando para que o partido entre na coligação formal.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.