| 22/06/2006 23h13min
Um míssil de alcance médio foi interceptado hoje sobre a atmosfera terrestre na altura do Havaí, em um teste do programa antimísseis dos Estados Unidos, informaram fontes oficiais. A prova, da qual participou uma embarcação japonesa, foi realizada em um momento em que a Coréia do Norte, segundo os EUA, prepara o lançamento de um míssil de longo alcance. Fontes oficiais disseram que o teste tinha sido programado há vários meses.
Segundo a Agência de Defesa de Mísseis do Pentágono, o navio da Marinha USS Shiloh detectou o foguete depois que este foi lançado do campo de teste de Kauai e, em seguida, disparou um projétil interceptador. A interceptação ocorreu a cerca de 160 quilômetros de altura e cerca de 400 quilômetros ao noroeste de Kauai, disse a agência em uma declaração. O projétil alcançou o míssil depois que este se separou de seu foguete impulsor.
De um total de oito tentativas, essa foi a sétima interceptação bem-sucedida de um míssil com um projétil disparado de um navio. Também foi a segunda vez que o projétil atingiu um alvo que se separa de seu foguete impulsor. O Japão participou do teste dentro de um acordo assinado no ano passado com os EUA.
As intenções da Coréia do Norte preocupam também outros países, como o Japão, que hoje reconheceu que pôs em alerta parte de sua frota e de sua força aérea com o propósito de acompanhar os preparativos do eventual lançamento de um míssil.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.