| 24/06/2006 14h14min
A mais recente pesquisa do Ibope para o governo do Estado indica um empate entre os candidatos a governador Germano Rigotto (PMDB) e Olívio Dutra (PT) se a eleição fosse hoje. O atual e o ex-governador aparecem com 26% cada um na pesquisa estimulada, na qual é apresentado aos entrevistado um cartão com os nomes dos candidatos. A terceira colocada, Yeda Crusius (PSDB), tem 11%.
O Ibope também pesquisou 10 possíveis cenários de segundo turno. Nesse levantamento, Rigotto leva vantagem sobre Olívio na alternativa em que os dois se confrontam. O atual governador, que disputa a reeleição, tem 43% contra 37% de Olívio.
Em todos os demais cenários pesquisados com a participação de Rigotto - contra Yeda, Alceu Collares (PDT) e Francisco Turra (PP) -, o peemedebista vence com vantagem maior do que a registrada no cenário em que Olívio é o adversário.
O petista, por sua vez, vence em três dos quatro cenários de segundo turno pesquisados - contra Yeda, Collares e Turra -, perdendo apenas quando é confrontado com Rigotto. Já a deputada tucana vence nos cenários de segundo turno em que os adversários são Turra e Collares e perde quando Rigotto ou Olívio são seus opositores.
O Ibope ouviu 1.008 eleitores de 16 anos ou mais em 61 municípios gaúchos entre os dias 19 e 22. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul sob o número 044386/2006.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.