| 01/07/2002 10h20min
O ex-prefeito de Cochabamba Manfred Reyes Villa e o ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada foram os dois primeiros colocados na eleição presidencial deste domingo, dia 30, na Bolívia. Os 27 senadores e 130 deputados eleitos escolherão o novo presidente entre esses dois nomes, já que nenhum candidato obteve mais da metade dos votos, como previam as pesquisas.
De acordo com a boca-de-urna do Grupo Fides, o capitão da reserva Reyes, candidato pela Nova Força Republicana (NFR), obteve 21,97% dos votos. Sánchez de Lozada, dirigente do tradicional Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), ficou com 20,86%. A boca-de-urna divulgada pela rede de televisão Unitel também coloca os dois candidatos na frente, embora invertendo as posições: 22,7% para Sánchez de Lozada e 22,3% para Reyes. Imediatamente depois da divulgação das bocas-de-urna, quando a votação se encerrou, um porta-voz da NFR e o candidato a vice-presidente pelo MNR, Carlos Mesa, proclamaram as respectivas vitórias.
Reyes, 47 anos, cujo slogan foi "mudança positiva", apresentou um programa de governo de cunho nacionalista, com forte intervenção estatal. Propõe reestatizar a companhia petrolífera YPFB e rever os demais contratos de privatização.
Sánchez de Lozada, 71 anos, presidente entre 1993 e 1997, tem um perfil mais liberal, mas também promete reativar a economia por meio de grandes obras públicas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.