| 30/06/2006 08h33min
O Instituto Datafolha divulgou hoje uma nova pesquisa sobre a corrida à Presidência da República. O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) subiu sete pontos e atingiu 29% das intenções de voto. Mesmo com a vantagem reduzida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições em primeiro turno. O levantamento foi divulgado hoje pelo jornal Folha de S. Paulo.
Alckmin cresceu de 22% para 29% desde o final de maio, enquanto o presidente Lula oscilou de 45% para 46%. Os brancos e nulos atingiram 7%. Na terceira posição, aparece Heloísa Helena (Psol). A senadora tem 6% das intenções de voto. Cristovam Buarque (PDT) tem 1%, mesmo percentual de José Maria Eymael (PSDC) e Rogério Vargas (PSC). Luciano Bivar (PSL) e Rui Pimenta (PCO) foram citados mas não chegaram a 1%.
Avaliando apenas os votos válidos, Lula soma 54%. Alckimin ficaria com 35%. Com este panorama, o presidente seria reeleito no primeiro turno. Este é o primeiro levantamento do Datafolha após o PMDB definir que não vai participar da disputa. Também não é possível comparará-lo com o de maio, porque, naquela ocasião, Enéas (PRONA) e Roberto Freire (PPS) ainda constavam como possíveis candidatos.
O instituto entrevistou 2.828 eleitores em 177 cidades em 25 Estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 9922/2006.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.