| 06/07/2002 17h54min
Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope depois da definição dos candidatos ao governo do Estado, o ex-governador Antônio Britto (PPS) e o ex-prefeito da Capital Tarso Genro (PT) aparecem tecnicamente empatados, com três pontos de vantagem para o primeiro.
Na pesquisa estimulada – quando é apresentado ao eleitor um cartão com os nomes dos candidatos –, Britto tem 35%, e Tarso, 32%.
Em terceiro lugar, o candidato do PPB, Celso Bernardi, tem 7%. O representante do PMDB, Germano Rigotto, aparece em quarto, com 4%. José Fortunati, que concorre pelo PDT, tem 3%. Aroldo Medina (PL), Caleb de Oliveira (PSB), Carlos Schneider (PSC), José Vilhena (PV), Júlio Flores (PSTU) e Luiz Carlos Martins (Prona) têm menos de 1%. Por só terem sido definidos como candidatos após o registro da pesquisa, Oscar Souza (PCO) e Luiz Carlos Prates (PTN) não foram incluídos no questionário.
O empate técnico com vantagem de Britto mantém-se na pesquisa espontânea. Nessa consulta, quando os entrevistados respondem em quem votariam sem receber do entrevistador uma lista com os nomes dos candidatos, o representante do PPS é lembrado por 16%, e o do PT, por 15%. Nesse item, Bernardi tem 2%, e Rigotto e Fortunati, 1% cada um.
Britto é o candidato mais rejeitado pelos entrevistados – 25% dos pesquisados disseram que não votariam no candidato do PPS de jeito nenhum. Em segundo lugar nesse item aparece Tarso, com 17%. Fortunati tem rejeição de 8%, e Rigotto e Bernardi, 7% cada um.
Em caso de segundo turno entre Britto e Tarso, o Ibope apontou vitória de Britto, com 48%, contra 42% obtidos por Tarso. A diferença de quatro pontos supera a margem de erro do levantamento, de 3,1 pontos percentuais. De acordo com o levantamento do instituto, o candidato do PPS é o único a superar Tarso num eventual segundo turno.
A pesquisa foi realizado entre os dias 2 e 4. Foram ouvidos mil eleitores.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.