| hmin
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocou nesta terça-feira, 9 de julho, mil pesquisadores em campo em todo o país para a coleta de informações da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF). O levantamento será realizado em cerca de 60 mil domicílios até julho do próximo ano e os resultados serão divulgados em dezembro de 2003. A última POF foi realizada pelo instituto em 1995/1996.
A nova pesquisa chega a campo com várias novidades, sendo as principais a abrangência nacional e rural (anteriormente o universo estava restrito às principais regiões metropolitanas) e a utilização de tecnologia como notebooks pelos pesquisadores. Além disso, a pesquisa incluirá questões subjetivas sobre a renda das famílias, com questionamentos sobre se o orçamento é suficiente, qualidade da alimentação, acesso a serviços e condições de moradia.
O presidente do IBGE, Sérgio Besserman Vianna, disse que a nova POF vai permitir um aprofundamento dos estudos sobre a pobreza no Brasil, já que será um mapeamento abrangente sobre a renda e o consumo das famílias e para atualizar estudos sobre pobreza e pesquisas de inflação, como as que apuram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Serão coletados dados de diferentes épocas do ano – início do período escolar, Natal, Carnaval – e de diferentes tipos de gastos – alimentação, lazer e transporte.
Os pesquisadores ficarão disponíveis para cada domicílio por nove dias, com o objetivo de preencher seis questionários, com questões como gastos coletivos (aluguel, empregados domésticos), gastos com alimentação e bebidas e opinião sobre a renda familiar. Para segurança dos entrevistados, o IBGE tornou disponível o telefone 0800218181, em caso de dúvidas sobre o vínculo entre o pesquisador que procurar o domicílio e o instituto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.