| 13/07/2006 11h33min
A Fifa abriu hoje um expediente disciplinar sobre os insultos do italiano Marco Materazzi ao meio-campo francês Zinedine Zidane durante a final da Copa.
Aos cinco minutos do segundo tempo da prorrogação, Zidane reagiu a uma série de insultos de Materazzi dando uma cabeçada no peito do jogador, e acabou expulso. Em declarações feitas ontem à rede de tv "Canal+", Zidane assegurou que Materazzi tinha feito comentários ofensivos a sua mãe e irmã, por isso não conseguiu evitar a agressão. Além disso, ele comentou não se arrepender da agressão.
A Fifa convidou ambos os jogadores para uma acareação em 20 de julho na sede do organismo em Zurique, para contrapor suas versões do fato.
O italiano nega ter dito os insultos mencionados por Zidane. O comparecimento será a portas fechadas, sem a presença da imprensa.
– Segundo o comunicado de 11 de julho, a Fifa esclarecerá detalhadamente as circunstâncias deste incidente – diz a nota.
– Por sua vez, Zinedine Zidane poderá em breve fazer uso de seu direito de audiência e manifestar sua posição até 18 de julho. Posteriormente, esta posição será comunicada a Materazzi, que deverá apresentar sua declaração – afirma a nota.
No dia seguinte da final, Zidane recebeu a Bola de Ouro ao melhor jogador da Copa - distinção que pode ser retirada dele pela expulsão na final, segundo palavras do presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter.
– O prêmio não é decidido pela Fifa, mas por meio de uma votação entre a imprensa internacional. No entanto, o comitê executivo da Fifa tem o direito de intervir quando algo tão grande como a ética esportiva estiver em perigo – disse Blatter à imprensa italiana.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.