| 13/07/2006 22h54min
A seleção brasileira masculina de basquete estreou com vitória no Sul-Americano da categoria. Na noite desta quinta, o time comandado pelo técnico Aluísio Ferreira, o Lula, superou o Chile por 85 a 57. O resultado classificou a equipe para a Copa América de 2007, torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Motivado pela boa vitória sobre os chilenos no amistoso do início da semana, o time brasileiro começou bem o jogo. Fechou o primeiro quarto com 25 a 11 e parecia ter o controle tranqüilo da partida. No segundo tempo, a situação foi ainda mais animadora.
Com um bom trabalho dos pivôs e uma atuação sólida na defesa, o Brasil não dava espaço aos chilenos, que tinham dificuldade para armar suas jogadas. Com a defesa funcionando, os brasileiros tiveram liberdade para atacar e dominaram a etapa completamente. Foram 26 pontos contra nova dos chilenos.
A parada para o intervalo do primeiro tempo, no entanto, não fez bem aos comandados de Lula. A equipe voltou desencontrada e permitiu a reação adversária. Em menos de quatro minutos os chilenos já haviam marcado 11 pontos, enquanto o Brasil marcara apenas quatro.
O técnico Lula foi obrigado a pedir tempo para tentar acertar a situação. Apesar disso, os brasileiros continuaram atuando com dificuldade. Sem os titulares Nezinho, Murilo, Estevam e Arthur, o sistema não funcionou e o ataque brasileiro acabou perdendo quatro posses consecutivas.
Os chilenos já haviam marcado 20 pontos, enquanto os brasileiros tinham ampliado seu marcador em apenas 14 e com problemas. O Brasil conseguiu dois ataques consecutivos para diminuir seu prejuízo na parcial, que terminou em 20 a 18 para os chilenos.
No último período, Lula voltou com a base, mas com Bambu e sem Estevam. Mas faltando 2min50s para o final da partida, a situação brasileira já estava mais confortável com o placar em 81 a 50, definindo praticamente o jogo.
O resultado deixa o Brasil em segundo lugar no Grupo A, atrás da Venezuela. O Chile, que perdeu seus dois jogos, vai disputar o quinto lugar com a Colômbia.
A seleção brasileira encerra sua participação na primeira fase da competição às 20h30min (de Brasília) desta nesta, contra a Venezuela. A rodada começa às 17h30min com o duelo entre Argentina e Uruguai.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.