| 18/07/2006 16h29min
Durou pouco o sonho do Empoli em disputar a próxima Copa da Uefa. Nesta terça, a Uefa vetou a participação do clube toscano na competição continental pela falta da licença especial necessária para a disputa do torneio. A equipe italiana chegou a abrir um pedido de urgência para a obtenção da licença, que consiste em um conjunto de documentos exigido pela entidade máxima do futebol europeu para que os clubes possam disputar suas competições.
Como havia terminado apenas na 11ª colocação do último Campeonato Italiano, o Empoli não chegou a se preocupar em providenciar a documentação e acabou perdendo o prazo.
O clube obteve a vaga na Copa da Uefa na última sexta, quando Milan, Juventus, Fiorentina e Lazio foram punidos por conta da participação no escândalo de manipulação de arbitragens no Calcio. Com a terceira vaga em aberto – Livorno e Parma são os outros dois times italianos que vão jogar a competição –, há quem diga que o Milan, apesar de ter sido punido, ainda pode acabar herdando um lugar no torneio.
O veredicto da última sexta manteve o Milan na primeira divisão, mas o clube rubro-negro irá começar a próxima temporada com 15 pontos negativos e ainda perdeu outros 44 pontos na última edição do Campeonato Italiano. Com isso, a classificação final do time dos brasileiros Dida, Kaká, Cafu e Serginho foi o 12º lugar, justamente uma posição abaixo do Empoli.
Ainda não se sabe se o Milan irá ou não herdar a vaga do Empoli, mas caso não fique com o lugar na Copa da Uefa, o terceiro time a disputar a competição seria a Udinese, 14ª colocada na última temporada do Calcio e com a licença especial da Uefa. Equipe que terminou no 13º lugar, o Ascoli vive situação semelhante a do Empoli e também não tem possibilidades de participar do torneio europeu.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.