| 20/07/2006 15h19min
A FIA anunciou nesta quinta que os amortecedores móveis desenvolvidos pela Renault são ilegais. O equipamento também é utilizado por outras equipes da Fórmula-1, como a Ferrari, a Red Bull, a McLaren e a Williams. O sistema funciona da seguinte forma: uma peça de aproximadamente 9 kg é colocada acima da suspensão, o que acaba por melhorar o desempenho do carro nas curvas. Desta forma, o monoposto ganha aderência e se torna mais rápido.
– Apesar de esta peça não infringir diretamente nenhum regulamento atual, ela é móvel e distribui melhor o peso do carro. Com isso, o dispositivo melhora o desempenho aerodinâmico do carro e infringe o artigo 3.15 do regulamento técnico da Fórmula-1 – afirmou Charlie Whiting, delegado-técnico da FIA. – O uso destes amortecedores está massificado. Ainda não havíamos sido consultados sobre o assunto e ele era legal. Agora, porém, decidimos torná-lo ilegal – continuou Whiting.
O artigo 3.15 do regulamento técnico dá conta que qualquer peça que influencie no desempenho aerodinâmico do carro deve ser imóvel. A maior prejudicada com esta mudança deve ser a própria Renault, que, estima-se, perderá cerca de 0,3s por volta. Para piorar a situação da equipe francesa, os treinos coletivos de Jerez de la Frontera acabam nesta sexta, o que torna os testes de novos amortecedores viáveis apenas no final de agosto.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.