| 17/07/2002 22h15min
A ascensão do candidato do PPS ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, foi confirmada nesta quarta-feira, dia 17 de julho, por pesquisa nacional do instituto Vox Populi, feita por encomenda do jornal Correio Braziliense. O levantamento mostra Ciro isolado no segundo lugar da corrida presidencial, com 24% das intenções de voto, uma diferença de oito pontos em relação ao líder, o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
A pesquisa do Vox Populi apresenta números muito parecidos com os divulgados na véspera pelo Ibope e também aponta o declínio do tucano José Serra, que agora tem 16%. Anthony Garotinho, do PSB, aparece em quarto lugar com 11%.Segundo a pesquisa, Lula perdeu cinco pontos em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, fechada no dia 3. Já Serra e Garotinho caíram apenas um ponto.
Nas simulações de segundo turno, Ciro é também quem apresenta o melhor desempenho no embate com Lula, numa situação considerada de empate técnico, com 43% para o petista e 41% para o candidato do PPS. Uma pesquisa do Ibope divulgada na véspera registra um resultado ainda melhor para Ciro, que supera por pouco o adversário: 44% a 43%. Lula supera com certa facilidade os outros oponentes nessas simulações, vencendo Serra por 46% a 34% e Garotinho por 50% a 27%.
O crescimento de Ciro e seu distanciamento em relação a Serra, com quem estava virtualmente empatado ne pesquisa anterior do Vox Populi, aparece também no levantamento chamado de espontâneo, aquele no qual os entrevistados são convidados a indicar seu voto sem ter diante de si a lista de candidatos. Nessa situação, Lula tem 26%, Ciro, 16%, Serra, 9%, e Garotinho, 6%.
A margem de erro do levantamento é de 1,9 ponto percentual para mais ou para menos. Os candidatos José Maria, do PSTU, e Rui Costa Pimenta, do PCO, não foram citados por nenhum dos entrevistados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.