| hmin
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PPS) estão tecnicamente empatados na pesquisa de intenção de voto para a Presidência no Rio Grande do Sul. De acordo com o último levantamento do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lula tem 28,4% da preferência dos gaúchos e Ciro 27,7%.
O candidato da Frente Trabalhista (PPS-PTB-PDT) teve um crescimento de 13,2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada pelo Cepa nos dias 11 e 12 de junho. Ciro tinha 14,5% e estava atrás de José Serra (PSDB). O tucano agora está em terceiro, com 19,6%. Na comparação entre os levantamentos, Lula e Serra caíram quase sete pontos percentuais em um mês. O petista perdeu 6,8 pontos percentuais e o tucano 6,7. O quarto colocado, Anthony Garotinho (PSB), está com 6,8% das intenções de votos, uma queda em relação aos 8% registrados no último levantamento.
Na primeira pesquisa do Cepa realizada após os registros oficiais das candidaturas, José Maria (PSTU) tem 1,3% da preferência e Rui Costa Pimenta (PCO) 0,6%. O número de indecisos subiu de 8,8% para 12,4%.
O levantamento confirma no Estado a tendência apontada nas pesquisas nacionais do Ibope e do Vox Populi, que na semana passada colocaram Ciro Gomes como o segundo na disputa presidencial e Lula em primeiro lugar. Os números de Ciro no Estado são equilibrados em todas as faixas etárias, enquanto Lula tem maior aprovação na faixa entre 20 e 39 anos e menor entre 40 anos ou mais. Na comparação com o grau de instrução dos eleitores, Ciro é o preferido entre os que concluíram os Ensinos Médio e Superior. Lula tem boa aceitação entre os eleitores do Ensino Superior e é o favorito entre os que concluíram somente o Ensino Fundamental.
O Cepa ouviu 1.753 eleitores em 49 municípios gaúchos entre os dias 15 e 18 de julho. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Mais da metade dos pesquisados (52%) disse ter muito interesse pela eleição para presidente da República, enquanto 9,1% afirmaram não ter nenhum interesse. Sobre o pleito para o governo do Estado, 7,5% disseram não se interessar, enquanto 55% garantiram muito interesse.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.