| 23/07/2002 12h23min
O presidente do Iraque, Saddam Hussein, planeja convocar um referendo para meados de outubro para legitimar o seu governo, segundo a edição de terça-feira, dia 23, dos jornais locais. Analistas dizem que se trata de um procedimento de rotina, agora adotado por Saddam a cada mandato de sete anos. Saddam, no poder desde 1979, venceu o último referendo, em 1995, com 99,96% dos mais de 8 milhões de votos válidos. O comparecimento foi de 99,47%.
Desta vez, Saddam está acuado pelas ameaças dos Estados Unidos, que se mostram dispostos a ir à guerra para derrubar o regime no Iraque, país que é dono da segunda maior reserva de petróleo do mundo. No começo deste mês, o presidente George W. Bush disse que vai usar todas as ferramentas a seu alcance contra Saddam, a quem acusa de desenvolver armas de destruição em massa.
O Iraque faz parte, junto com a Coréia do Norte e o Irã, do grupo de inimigos que Bush chama de ``eixo do mal.'' O referendo de 1995 foi o primeiro realizado no país desde a queda da monarquia, em julho de 1958. Naquela ocasião, o Exército executou o rei Faisal II. e seu herdeiro, para colocar o general Abdul Karim Qassim no poder. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.