| 04/08/2006 00h21min
Decolou nesta quinta-feira um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levando os kits de farmácia doados ao Itamaraty pelo Ministério da Saúde, para ajudar no tratamento de pessoas que fogem do conflito no Líbano. São 15 kits que atendem nove mil pessoas cada. Dez vão para Beirute e cinco ficam em Damasco, onde o avião vai aterrissar, a fim de resgatar 70 brasileiros, dos 477 que se encontram na cidade, segundo o Itamaraty.
O vôo havia sido anunciado na terça-feira e cancelado na quarta, sem explicação. Nesta quinta-feira, o coordenador do grupo de apoio aos brasileiros no Líbano, embaixador Everton Vargas, explicou que a FAB precisou da aeronave para uma missão e por isso os kits não puderam ser embarcados.
No mesmo avião foi embarcada uma equipe médica da FAB, que irá examinar algumas pessoas que estão em Damasco para saber se podem viajar. Há brasileiros com problemas de saúde, em fim de gravidez e recém- nascidos. Esses médicos são especialistas em medicina aeroespacial, informa o Itamaraty.
– Conversamos com a Força Aérea sobre esses casos e eles acharam melhor encaminhar uma equipe médica, com um neurologista, um cardiologista e uma pediatra – afirmou Vargas.
O embaixador também disse que ainda não foi fechado o acordo de fornecimento de combustível a preço de custo com a Petrobras. Ele acredita que será firmado até amanhã. A empresa aérea BRA afirma que pediu desconto no combustível para realizar um vôo de regate. Segundo Vargas, esse vôo pode ser realizado na segunda ou terça-feira. Já a TAM ainda não informou quando, e se, vai realizar novos vôos para Damasco.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.