| 21/08/2006 01h00min
A mais recente pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República no Rio Grande do Sul indica uma redução da diferença entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). A mudança mais significativa deste levantamento, feito entre os dias 15 e 17 de agosto, em relação ao anterior, realizado de 19 a 22 de junho, ocorre na simulação de um possível segundo turno entre os candidatos do PT e do PSDB.
Na pesquisa de junho, Lula e Alckmin apareciam tecnicamente empatados num eventual confronto, com 42% e 39%, respectivamente. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Desta vez, Alckmin supera Lula no cenário de segundo turno por 45% a 39%. A diferença entre os dois, de seis pontos percentuais, está acima da margem de erro.
Na pesquisa estimulada anterior, Lula tinha 39%, e Alckmin, 26%. Em pesquisa feita entre os dias 15 e 17 de agosto, Lula aparece com cinco pontos percentuais a menos – tem 34% –, e Alckmin, com três pontos percentuais a mais - aparece com 29%. A terceira colocada, Heloísa Helena (P-Sol), foi a que apresentou a variação mais significativa. Ela dobrou o percentual anterior, de 8%, e aparece em agosto com 16% das intenções de voto na estimulada, na qual os entrevistados recebem um cartão com os nomes dos candidatos.
O Ibope ouviu 1.008 eleitores entre os dias 15 e 17 em 61 municípios gaúchos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob o número 52.645/2006.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.