| 04/08/2002 21h06min
As ruas no entorno dos estúdios da TV Bandeirantes, no Morumbi, na zona sul da capital paulista, foram interditadas desde o meio-dia deste domingo em razão do primeiro debate com os presidenciáveis nestas eleições. A medida foi tomada para facilitar a chegada dos candidatos e evitar tumultos. Até as 18h30min, o movimento na área era tranqüilo e nenhum incidente havia sido registrado.
A partir das 21h30min, a rede irá transmitir um debate com a participação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PPS), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB). A expectativa é de que, em relação a eventos similares de anos anteriores, os jornalistas tenham uma participação reduzida, com os próprios candidatos formulando as questões. Outra previsão é de que os presidenciáveis antecipem as estratégias para a propaganda eleitoral no rádio e na TV, a partir do dia 20. Analistas acreditam que o uso maciço da mídia vai causar alterações no cenário eleitoral.
O último debate entre presidenciáveis ocorreu há oito anos, protagonizado por Leonel Brizola (PDT), Lula e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na bancada, apenas um dos presentes ao enfrentamento de 1994, Lula, estará novamente frente às câmeras. A presença de Garotinho no encontro, que chegou a ser colocada em dúvida depois que o palanque dele desabou no Rio na sexta-feira, foi confirmada no início da tarde.
A lei dispensou a emissora de convidar José Maria de Almeida (PSTU) e Rui Costa Pimenta (PCO) porque pertencem a partidos sem representação na Câmara dos Deputados. Almeida tem menos de 1% na mais recente pesquisa de intenção de voto do Ibope. Pimenta não atinge essa marca.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.