| 24/08/2006 09h41min
Os TREs do Rio de Janeiro e de São Paulo indeferiram mais de 500 candidaturas, até ontem. Os candidatos têm 72 horas para recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dos parlamentares do Rio citados pela CPI dos Sanguessugas, quatro tiveram o registro de candidato à reeleição impugnados: Paulo Baltazar (PSB), Reinaldo Gripp (PL), Elaine Costa (PTB) e Fernando Gonçalves (PTB). O presidente do Vasco, Eurico Miranda (PP-RJ), também teve seu registro cassado, mas por falta de condições morais para exercer um mandato, segundo argumentou a juíza Jaqueline Montenegro.
Segundo o TRE-RJ, do total de 2.403 candidaturas para todos os cargos, cerca de 200 foram indeferidas. O tribunal ainda julgará o pedido de registro de candidaturas de outros parlamentares fluminenses acusados de envolvimento com as Sanguessugas. Ao todo, são oito pedidos de registro de candidatura entre os 13 fluminenses que estão na lista da CPI. Em São Paulo, o número de candidaturas impugnadas é recorde. Dos 2.742 registros de candidaturas, 332 (12,11%) foram indeferidos até esta quarta-feira. A maioria das impugnações ocorre por ausência de documentos comprovando quitações eleitorais, filiação partidária ou processo de desincompatibilização. Entre os que tiveram as candidaturas indeferidas estão o ex-presidente do PL Valdemar Costa Neto, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT) e Angela Guadagnin (PT), que fez a "dança da pizza" na Câmara após absolvição de petista no processo do mensalão. AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.