| 27/08/2006 18h18min
Segue firme a escalada tricolor no Brasileirão. O Grêmio bateu o Corinthians por 2 a 0 neste domingo, em pleno Pacaembu, repetindo o placar do confronto do primeiro turno com os paulistas. Evaldo abriu o placar para o time gaúcho aos 30 minutos do primeiro tempo, e Rômulo fez o segundo, aos 35 da etapa complementar. Com a vitória, a equipe de Mano Menezes ocupa a terceira posição na tabela de classificação, com 32 pontos. Já o Timão permanece parado na zona de rebaixamento, com 20 pontos.
A um minuto de jogo, Paulo Almeida fez falta em Leo Lima na intermediária. Tcheco cobrou, lançando para Lucas. O volante penetrou pela direita, livre, chutou, a bola raspou na trave, mas morreu na linha de fundo. Essa chance clara logo no arranque da partida deu a tônica de todo o primeiro tempo. O Grêmio pressionou mais, impôs seu jogo e quase não deu espaços no meio-campo para o Corinthians.
Apesar do bom ritmo em campo, o Tricolor só teve uma chance como a do começo do jogo aos 26 minutos. Em lançamento de Leo Lima da esquerda, Rômulo dominou livre, de cara para o gol, e conseguiu errar em bola na hora do chute. A superioridade do time de Mano Menezes fez diferença no placar aos 30 minutos. Em cobrança de escanteio por Tcheco da direita, Evaldo, eficiente também no ataque, pulou mais alto, cabeceou e fez 1 a 0.
Depois do gol, o Tricolor seguiu no domínio, sendo que o Corinthians só trouxe perigo aos 37 minutos. Carlos Alberto cruzou da esquerda para Rosinei, que se esticou, mas não alcançou a bola para confirmar. A equipe paulista possuía problemas para chegar à frente, por méritos da defesa do Tricolor, e por deficiência dos seus homens de frente, especialmente Nadson, totalmente apagado na partida.
No intervalo, apesar da vantagem no escore, Mano Menezes foi enfático:
– Tivemos uma caída nos últimos minutos – alertou o treinador.
Na segunda etapa, Leão sacou Rubens Júnior para a entrada de Rafael Moura, buscando mais força ofensiva. Porém, a estratégia não funcionou. Logo aos nove minutos, o volante Mascherano fez falta, reclamou e levou amarelo. O corintiano continuou protestando e o árbitro Evandro Rogério Roman não quis saber de brincadeira e expulsou o argentino.
Com o 1 a 0 ao seu favor diante de um adversário com um jogador a menos, o Grêmio foi o contrário do esperado. O time perdeu ritmo, afrouxou na marcação e permitiu que o Timão avançasse. Aos 13 minutos, Marinho aproveitou lançamento pra área, cabeceou e Marcelo Grohe fez grande defesa.
Mano tratou de agir. Aos 18 minutos, Leo Lima saiu para a entrada de Ramon e, aos 25, Hugo deu lugar a Rafinha. O ritmo melhorou, porém, aos 27 minutos, Lucas foi expulso após retardar cobrança de falta do Corinthians – ele já tinha amarelo. Tudo igual no número de jogadores.
Mas o Timão, mesmo com a torcida ao seu lado, não conseguiu reagir e o Grêmio ampliou, novamente na bola parada. Aos 35 minutos, Tcheco cobrou escanteio e Rômulo, que não esteve bem na partida, se redimiu e de cabeça determinou: 2 a 0. Mais uma vitória, que mantém o Tricolor na zona da Libertadores.
Na próxima quarta, o Grêmio recebe o Cruzeiro no Estádio Centenário, último jogo com portões fechados. Já o Corinthians, encara o São Caetano no Anacleto Campanella.
Ana Maria Acker
ana.acker@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.