| 28/08/2006 15h30min
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda um balanço preliminar do número de candidaturas indeferidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país. Ao todo, foram indeferidos 1.535 pedidos de registro, ou seja, 7,4% do total de 20.705 candidatos, incluídos os cargos de vice e suplente. Segundo o TSE, 754 candidatos e o Ministério Público já protocolaram recursos tanto contra o indeferimento, como contra o deferimento das candidaturas.
Os cinco estados em que houve o maior número de registros impugnados até o momento foram São Paulo (449), Minas Gerais (121), Maranhão (99), Pará (90) e Pernambuco (74). Os dados referentes às decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ainda não estão consolidados no sistema do TSE. Por isso, na relação, consta apenas um pedido de registro de candidatura indeferido no Rio de Janeiro.
O levantamento destacou que, entre os cargos majoritários em disputa, foram indeferidos 45 registros: dois para presidente da República, 13 para governador e 30 para senador. Entre candidatos a vice e suplentes, foi indeferido um registro de vice-presidente, 16 de vice-governadores, 34 de 1º suplente de senador e 31 de 2º suplente de senador. Entre os cargos proporcionais, os TREs indeferiram 392 registros de candidatos a deputado federal, 976 de candidatos a deputado estadual e 40 de deputado distrital.
O levantamento do TSE mostra, ainda, que entre o requerimento de registro e o julgamento do pedido, oito candidatos morreram e 791 renunciaram. O TSE tem prazo até o dia 20 de setembro para julgar todos os recursos contra indeferimento e contra o deferimento de candidaturas. Essa é a data limite, de acordo com o calendário eleitoral, para que o tribunal se pronuncie sobre a manutenção ou não de pedidos de candidatura que estão sendo analisados pela Justiça.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.