| 30/08/2006 21h27min
Aproveitamento total dentro do Estádio Centenário. Sem torcida e com portões fechados, o Grêmio obteve três vitórias no campo do Caxias. A equipe do técnico Mano Menezes bateu o Cruzeiro por 2 a 1 na noite desta quarta, em Caxias do Sul, pelo Brasileirão. Os gols foram marcados por Tcheco e Ramon. O veterano Élber assinalou para o time mineiro. A vitória desta noite consolida a boa fase – seis vitórias em sete partidas.
A equipe se mantém na ponta de cima da tabela, na qual aparece na terceira posição, com 35 pontos – atrás apenas do São Paulo, com 38, e ao lado do Santos, com 35. O Inter, que venceu o Santa Cruz, está logo em seguida, com 34 pontos. Esse jogo no Centenário foi o último da punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) longe do Olímpico. No fim de semana, o Tricolor recebe o Paraná no Estádio Olímpico.
O Grêmio não fez um bom primeiro tempo. Além de ter de jogar contra o forte vento que soprava em Caxias do Sul, sofreu com a marcação do Cruzeiro no meio-campo. Marcação que foi o ponto fraco do time, pois Jeovânio e Tcheco, atuando mais recuado, tiveram bastante trabalho durante a etapa inicial. A bola não chegava com qualidade nos pés de Leo Lima, Hugo e Ramon, pois os comandados de Oswaldo de Oliveira povoaram bem o setor.
Ainda durante a primeira etapa, Mano Menezes foi obrigado a mexer. Leo Lima sentiu a coxa e foi substituído pelo volante Nunes, o que liberou Tcheco para articular junto com Ramon e Hugo. Mas não foi o suficiente para dar trabalho ao goleiro Fábio, que pouco sujou as luvas nos 45 minutos iniciais. Já o Cruzeiro chegou com perigo no fim do primeiro tempo com Geovanni, que bateu à queima-roupa na saída de Marcelo Grohe.
No segundo tempo, o Grêmio pegou o embalo do vento e a partida ganhou em velocidade. Aos 6 minutos, Patrício roubou a bola na direita e rolou para Tcheco, que partiu em jogada individual, deu um drible desconcertante em Gladstone, e bateu rasteiro de fora da área. Fábio tentou, mas não chegou na bola disparada em direção ao seu canto direito.
Depois do gol, o Tricolor aumentou o volume de jogo e passou a ditar o ritmo dentro de campo. Mas o Cruzeiro surpreendeu. Em uma bola alçada da esquerda por Sandro, Élber cabeceou da entrada da área e encobriu o goleiro Marcelo Grohe aos 16 minutos. Mas o Grêmio respondeu dois minutos mais tarde, também de cabeça, e contou com a valiosa "contribuição" de Fábio. Tcheco bateu escanteio da direita e Ramon completou. O goleiro do Cruzeiro não segurou firme e deixou a bola passar por entre as pernas. Um legítimo frango.
Com o resultado, a equipe de Mano Menezes administrou a vitória para garantir os três pontos na tabela. O técnico ainda fez alterações no time: Herrera entrou na vaga de Ramon, e Rômulo saiu para o ingresso de Rafinha na parte final. Enquanto o Cruzeiro pressionava, o Grêmio explorava a saída rápida no contra-ataque e ganhava tempo.
Para encarar o Paraná, no Olímpico, o time não contará com o volante Jeovânio, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Mas ainda não é garantido que o Grêmio voltará em definitivo para sua casa. Será decidido nesta quinta se haverá ou não um novo julgamento sobre os incidentes ocorridos no último Gre-Nal, no Beira-Rio.
Juliano Schüler
juliano.schuler@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.