| 03/09/2006 10h04min
A seleção masculina de basquete da Espanha conquistou hoje a medalha de ouro no Mundial do Japão. Na final do torneio, a equipe espanhola venceu a da Grécia por 70 a 47.
Sem Pau Gasol mas com determinação redobrada em quadra, a seleção espanhola entrou para a história na edição japonesa do campeonato, com o seu primeiro ouro. Antes disso, o resultado internacional mais significativo da Espanha havia sido a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Em Mundial, nunca subira ao pódio.
Após um começo relativamente equilibrado, a Espanha começou a se impor no marcador e conseguiu fechar o primeiro quarto por 18 a 12. No segundo quarto, uma combinação de ataques certeiros e defesa eficiente permitiu aos espanhóis abrirem 10 a 0 nos primeiros seis minutos da parcial.
O segundo quarto terminou com uma diferença de 20 pontos, que foi praticamente intransponível até o final do período, fechado em 25 a 11. Os mesmos 20 pontos de
vantagem foram mantidos na terceira
parcial, vencida pelos espanhóis por 54 a 34.
Enquanto isso, o banco grego transmitia o espírito do time que estava em quadra. De cabeça baixa, eles assistiam os adversários ampliarem a dianteira no marcador, que chegou a 25 pontos no quarto decisivo.
Apesar do título europeu conquistado na temporada passada e da campanha até então perfeita no Japão, os Gregos pareciam sentir a pressão do jogo e eram incapazes de reagir ao empenho espanhol. A fragilidade do time ficou evidente nas ações em quadra, com os gregos falhando seguidamente nos posicionamentos defensivos, seu grande trufo até então.
Ofensivamente, também levaram uma surra dos Espanhóis que mantinham um aproveitamento de 40% nos arremessos de três pontos e 45% nos dentro do perímetro. Já os gregos, não passaram de 24% e 38%, respectivamente.
Com 22 pontos de diferença, faltando 10 segundos para o fim do jogo (diferença que chegou a 28 pontos na parcial), o banco já comemorava o título.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.