| 03/09/2006 15h36min
Choro de um campeão. Apesar da derrota, o norte-americano Andre Agassi é aplaudido de pé no Aberto dos Estados Unidos. O alemão Benjamin Becker interrompeu a seqüência a campanha de duas vitórias de Agassi neste domingo com um placar de 3 sets a 1 (parciais de 7/5, 6/7 (4-7), 6/4 e 7/5) neste domingo. A derrota marca a despedida do tenista do circuito profissional. Após a partida, Becker aplaudiu junto com a torcida a despedida de Agassi.
Com o resultado, um dos maiores nomes da história do tênis encerra a carreira vitoriosa, que tomou impulso após o título na cidade baiana de Itaparica, em 1987.
Por ironia do destino, a despedida de Agassi veio justamente contra um adversário que ele jamais havia enfrentado. A propósito, Becker, 112º colocado no circuito mundial jamais venceu um título do circuito ATP. Até a eliminação de Agassi o seu maior triunfo era ter o mesmo sobrenome de um dos grandes adversários do norte-americano, o também alemão Boris Becker, de quem, aliás, não possui nenhum parentesco.
Assim como as duas partidas iniciais de Agassi na competição, a briga por uma vaga nas oitavas-de-final foi extremamente disputada. No primeiro set, o alemão de 25 anos surpreendeu e conseguiu um 7/5. A oportunidade de ampliar o placar veio na etapa seguinte, mas o norte-americano mostrou o porquê é praticamente uma lenda da modalidade e empatou o duelo com um 7/6 (7-4).
Se superando, porém, Becker conquistou uma nova vitória na etapa seguinte e, com um 6/4, se aproximou de novo do maior feito de sua carreira. Entretanto, Agassi voltou a mostrar a garra dos velhos tempos, apesar dos 36 anos, e foi buscar a vitória na quarta etapa. Após desperdiçar o set point, porém, deu um novo ânimo ao rival e acabou tendo o saque quebrado quando o set estava em 5 games a 5. Becker então aproveitou a oportunidade e fechou a partida com um 7/5, através de um belo ace.
Além dos dois títulos do Aberto dos EUA (1994 e 1999), o tenista foi quatro vezes
campeão do Aberto da Austrália (1995,
2000, 2001 e 2003), e uma em Wimbledon (1992) e Roland Garros (1999). Em 1995, terminou o ano como número 1 do mundo. Dois anos depois, uma seqüência de maus resultados o levou à posição 141 no ranking. Em 1999, voltou ao topo da lista. Recentemente, dores na coluna e nos quadris haviam tirado Agassi de diversas competições. Em Wimbledon, anunciou que o Aberto dos EUA deste ano seria seu último torneio.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.