| 04/09/2006 14h04min
A WTA, circuito mundial de tênis feminino, e a ITF (Federação Internacional de Tênis, em inglês) acertaram nesta segunda um acordo para que esta última assuma toda a responsabilidade no controle e administração do programa antidoping para os torneios da organização a partir de janeiro de 2007.
O acordo, que irá até 2011 e segue um anterior firmado com a ATP, permitirá à ITF supervisionar os exames das jogadoras nos torneios do Grand Slam, Fed Cup, torneios em cadeira de rodas e circuitos feminino e júnior da ITF.
– A ITF acredita que assumir o controle do programa antidoping é a via mais eficaz e sensata para aplicá-lo ao tênis. As três entidades - ITF, ATP e WTA - têm o mesmo objetivo, que é proteger nossos jogadores e manter o esporte livre de drogas – afirmou o italiano Francesco Ricci Bitti, presidente da federação internacional.
– A prioridade número um é proteger a saúde de nossos jogadores e garantir transparência nas competições – comentou Larry Scott, membro da WTA.
– O programa antidoping do tênis é globalmente reconhecido e serviu de modelo para outros esportes, por isso o acordo de hoje com a ITF denota a determinação dos corpos governamentais para seguir fazendo todo o possível para assegurar que o tênis permanece limpo – completou.
Acredita-se que, entre 2007 e 2011, o número de exames realizados nos circuitos da WTA aumentarão em 150%. A ITF acertará com o circuito a escolha dos eventos em que serão realizados os testes, além dos fora de competição. Futuramente, a federação pode assumir completa responsabilidade em todos os aspectos jurídicos, até que os jogadores sejam julgados.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.