| 07/09/2006 21h04min
Botafogo e Fluminense empataram em 1 a 1 pela Copa Sul-Americana. A partida foi disputada no Estádio Maracanã na noite desta quinta. O confronto foi marcado por brigas entre os torcedores dos dois times antes de a bola rolar. A vantagem para o segundo jogo é do Flu, pois o mando de campo no jogo de ida foi do Botafogo. O critério de desempate é semelhante ao da Copa do Brasil, na qual o saldo fora de casa é importante. O time das Laranjeiras marcou com Arouca, enquanto Reinaldo deixou tudo igual no marcador.
Com 10 jogadores desde os 17 minutos do primeiro tempo após a expulsão de Juliano, o Fluminense jogou com empenho. O resultado premiou a determinação da equipe dirigida por Antonio Lopes que, por ter marcado um gol fora de casa, joga por novo empate sem gols para se classificar para a próxima fase da competição. O Fluminense completou sua sétima partida sem vitória, enquanto o Botafogo chegou ao quinto jogo sem derrota.
Antes da revanche contra o Fluminense pelo torneio continental, o Botafogo tem outro clássico pela frente contra o Flamengo neste domingo, no Maracanã, pelo Brasileirão. Já o Fluminense vai à Curitiba enfrentar o Paraná. Apoiado pela torcida, que veio em maior número que a do adversário em função da boa campanha, o Botafogo começou a partida no ataque, mas desde os primeiros instantes mostrou que o time iria sentir muita falta do meia Zé Roberto, contundido.
Os jogadores alvinegros se atrapalhavam na saída de bola e permitiam que o Fluminense organizasse ataques perigosos. Aos 8 minutos, Roger avançou pela esquerda e cruzou. Tuta cabeceou de forma esquisita e o goleiro Lopes se atrapalhou todo para mandar a bola para escanteio. Mas tudo se complicou aos 15, quando o Flu perdeu o meia Juliano.
Ele, que já tinha cartão amarelo, acertou uma cotovelada em Diguinho e acabou expulso de campo. O técnico do Tricolor colocou Marcelo, que estava com a seleção brasileira, no lugar do atacante Osmar e deixou Tuta isolado entre os atrapalhados zagueiros alvinegros. Mesmo inferiorizado numericamente, o Fluminense conseguia levar perigo à defesa do Botafogo e acabou premiado com o primeiro gol aos 29 minutos em boa jogada de Tuta que deu um passe perfeito para Arouca chutar cruzado e vencer o goleiro Lopes que foi mal na jogada.
O Fogão se desorganizou completamente e ainda piorou com a saída de Lima, que levou uma pancada no joelho e foi substituído por Vando. Já o Tricolor atuava com muita disposição, ganhando todas as divididas e ainda criando jogadas de perigo como aconteceu aos 42, quando Roger recebeu ótimo lançamento de Marcelo e chutou cruzado para Lopes desviar para escanteio.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com o atacante William no lugar do zagueiro Rafael Marques e muita disposição para tentar o gol de empate. E foi William que quase empatou aos quatro, mas Diego salvou. O Fluminense não conseguia mais organizar qualquer jogada e o Botafogo, mesmo sem objetividade, ficava com todas as bolas no meio-campo.
Aos 15 minutos, numa rara jogada do ataque tricolor, Marcelo driblou o zagueiro Juninho e chutou com grande perigo. Dois minutos depois, o Alvinegro finalmente conseguiu o gol de empate, mas de forma irregular. Claiton levantou para Reinaldo, que tocou na bola, e o zagueiro Juninho, impedido, mandou de cabeça para as redes. Porém o árbitro validou o gol para Reinaldo.
O empate entusiasmou o time alvinegro, que não deixou mais o Fluminense jogar, dominando todas as bolas no meio-campo. E como se fosse para compensar o erro ao validar um gol em impedimento do Fogão, o árbitro Vágner Tardelli deixou de marcar uma penalidade máxima de Roger sobre Vando.
Aos 23 minutos, Rui, em bela virada, acertou a trave esquerda de Diego. E aos 31 minutos, o Botafogo reclamou em lance que Rissut tirou a bola na linha de gol após cobrança de escanteio. Nos últimos minutos, o Botafogo pressionou em busca do segundo gol, mas o Fluminense resistiu e acabou conseguindo o empate.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.