| 13/08/2002 22h13min
A mais recente pesquisa Ibope mostra um quadro de estabilidade na disputa pela Presidência. Só dois dos quatro candidatos registram oscilação numérica em relação ao levantamento da semana passada. Ainda assim, dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera com 34%. Na semana passada, o petista aparecia com 33%. Já o candidato da Frente Trabalhista (PDT-PPS-PTB), Ciro Gomes, se mantém com 27%. José Serra (PSDB) foi de 11% para 12%. Está em empate técnico com Anthony Garotinho (PSB), que há quatro rodadas se mantém com 11% da preferência do eleitorado.
Também a simulação de segundo turno permanece praticamente inalterada. Ciro venceria Lula por 47% a 42% -na pesquisa anterior, por 46% a 41%. Num eventual segundo turno contra Serra ou Garotinho, Lula venceria nas duas simulações.
Estabilizado no resultado geral, o quadro revela algumas modificações segmentadas para as quais a diretora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, chama a atenção. A preferência por Ciro caiu entre os eleitores de escolaridade superior (de 41% para 36%) e média (de 34% para 29%). Nas mesmas faixas, Serra subiu de 11% para 14% e de 7% para 11%.
Em compensação, Ciro cresceu nos segmentos de menor escolaridade (de 19% para 23% entre os que cursaram até a 4ª série) e renda (de 20% para 26% entre os que recebem até dois mínimos).
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e divulgada no Jornal Nacional desta terça, 13 de agosto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.