| 19/08/2002 09h53min
A CNN exibiu no domingo, dia 18, partes de fitas gravadas, obtidas segundo a rede no Afeganistão, que mostram integrantes da Al-Qaeda testando armas químicas em cachorros. O canal de TV a cabo afirmou que os trechos exibidos foram extraídos de 64 fitas de vídeo gravadas durante uma década, a maior parte delas filmada antes dos ataques de 11 de setembro aos Estados Unidos.
– Entre as cenas mais assustadoras do conjunto de fitas estão as de testes de um gás venenosa em três cães – disse a CNN. – As imagens mostram os momentos de morte de aninais inofensivos e desprotegidos.
A TV citou uma autoridade sênior do governo de George W. Bush envolvida em questões armamentistas afirmando que ficou ''bastante perturbado'' com o vídeo, principalmente porque ele se relacionava a armas químicas. A autoridade apontou que a fita mostrando testes químicos em cachorros sugere "um forte desejo de ter a capacidade de usar tais armas contra humanos''.
– Esta fita é um documento inquestionável de que Osama bin Laden tem uma certa capacidade (de armamentos) – disse a autoridade.
As imagens indicam "certo nível de sofisticação e mostram que eles tentavam obter resultados''. Um dos vídeos mostrava vários homens usando sandálias típicas do Afeganistão correndo para fora de um lugar onde um dos cachorros estava preso. Um líquido branco desprendia então um gás e o animal começava a aparentar desconforto físico.
De acordo com a TV, especialistas que viram o vídeo apontaram diferentes teorias sobre o tipo de substância química usada, "mas existiu um consenso de que era um agente poderoso''. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.