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 | 29/09/2006 22h54min

FAB já iniciou buscas a avião da Gol desaparecido no Pará

Foram mobilizadas cinco aeronaves de diferentes portes

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a assessoria de Comunicação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Superintendência de Comunicação Social da Infraero divulgaram há pouco uma nota informando que Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou o serviço de busca com cinco aeronaves de diferentes portes. Às 16h48min, o controle de vôo da FAB perdeu o contato com o Boeing 737-800 da Gol que saiu de Manaus (AM) com destino ao Rio de Janeiro.

O vôo da Gol nº 1907, informa a nota conjunta, estava com cerca de 150 pessoas a bordo e havia decolado às 14h30min, hora local. O comunicado acrescenta que o vôo faria escala em Brasília, onde deveria ter chegado às 18h10min.

O Boeing colidiu com uma aeronave norte-americana Legacy de pequeno porte, na região da Serra do Cachimbo, próximo da divisa entre o Pará e o Mato Grosso. Mesmo com a ponta da asa e parte da cauda destruídas, o avião norte-americano conseguiu pousar.

Segundo a Infraero, o controle aéreo da Força Aérea Brasileira perdeu contato com o avião da Gol às 16h48min desta sexta. O tenente-coronel Cuin, da Aeronáutica, informou que buscas eletrônicas já estão sendo feitas. Ele informou à Globo News que pelo menos duas aeronaves e dois helicópteros estão sendo deslocadas para o local. Buscas visuais só começarão na manhã deste sábado, devido à falta de iluminação.

No momento da perda do contato, segundo o comunicado, a aeronave estava "a 207 quilômetros ao sul da cidade de Cachimbo, município de São Félix do Araguaia, no Estado do Pará". O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém, indica que São Félix do Araguaia fica no Mato Grosso.

De acordo com o site Globo Online, um dos cinco equipamentos utilizados pela FAB é um avião de reconhecimento eletrônico, capaz de detectar a presença de metais e maquinários de uma aeronave acidentada. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira explicou que equipamentos de aeronaves modernas resistem a quedas e fortes impactos, continuando a emitir sinais de rádio que podem ser rastreados.

O site informa ainda que a área onde o acidente deve ter acontecido é de topografia difícil, mas o militar afirmou que as autoridades que cuidam da aviação civil e do espaço aéro nacionais mantêm a esperança de que os mais de 150 passageiros e tripulantes sejam encontrados vivos.

– A área é de selva densa, um pouso forçado é sempre uma operação de alto risco. Mas, em aviação, coisas incríveis acontecem, então nós mantemos a esperança. Temos uma notícia de que um fazendeiro teria visto um avião voando bem baixo na região, isso nos dá um alento – afirmou Pereira ao Globo Online.

O presidente da Infraero disse ainda que aeronaves como o 737-800 são dotadas de um dispositivo que indicam automaticamente ao piloto e ao co-piloto que tipo de correção deve ser feita na rota - para cima, para baixo, para qual lado - para evitar o choque.

O jato executivo Legacy estaria sendo usado por um grupo de norte-americanos, que teria embarcado no Sul do Pará. Apesar dos danos na fuselagem da aeronave, nenhum dos passageiros ou tripulantes sofreu ferimentos graves, segundo informações do campo de pouso da FAB.

A Globo News informa que familiares de pessoas a bordo e que aguardavam no aeroporto de Brasília estão sendo encaminhados para uma reunião com a Gol.

AGÊNCIA BRASIL E CLICRBS
 
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