| 22/08/2002 10h07min
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Catarina pediu, na quarta, dia 21, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que investigue se o governador Esperidião Amin (PPB) cometeu ou não uma infração eleitoral na última segunda, dia 19. O PT acusa o governador de ter simulado uma entrevista coletiva com a imprensa no túnel da Via Expressa Sul, na Capital, para na realidade inaugurar uma obra pública e beneficiar a própria campanha.
Segundo a assessora jurídica do partido, Celina Duarte, nos três meses que antecedem o pleito, é vedado ao governador participar de inauguração, ainda que tenha dado, a esse ato, o nome de entrevista coletiva. O túnel da Via Expressa será aberto ao tráfego de veículos no próximo domingo, dia 25.
Celina acrescenta ainda que, se for comprovada a infração eleitoral, o governador pode perder o registro da candidatura e ser obrigado a pagar uma multa entre R$ 5,3 mil e R$ 106,4 mil.
Amin preferiu não comentar a representação do PT contra ele e disse que só vai se pronunciar sobre o assunto quando for citado judicialmente pelo TRE. Segundo nota da assessoria do Palácio Santa Catarina, a escolha do local foi uma decisão administrativa.
A coordenação jurídica da campanha de Luiz Henrique (PMDB) também repudiou a atitude de Amin e está estudando a possibilidade de entrar com uma representação judicial contra o governador.
As informações são do Diário Catarinense.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.